26.10.10

Londrina promete Tolerância Zero

O Jornal de Londrina publicou em sua edição de 22/10 último uma reportagem sob o ttulo “Operação Limpeza” enfocando a decisão da Prefeitura de Londrina de partir para o que ela chama da “Tolerância Zero” em relação ao cumprimento da nova lei de publicidade exterior na cidade.

Eureka! Descobriram, finalmente, o caminho das pedras!

Nosso blog vem denunciando há anos as irregularidades e o excesso de poluição visual em Londrina. Enfatizamos a inércia da Prefeitura que nunca soube (ou nunca quis) utilizar os instrumentos legais de que dispunha.

Mostramos que foi a permissividade da própria Prefeitura que deixou o caos visual tomar conta da cidade. Bastaria não liberarem as instalações de outdoors, frontlights, empenas em prédios, placas nas fachadas das empresas e toda a parafernália que tornava a cidade dia-a-dia mais horrorosa, para reduzir drasticamente o “pastiche” londrinense.

Explica-se: para cada outdoor, para cada frontlight, para cada painel em fachada de lojas, para cada empena aplicada em algum prédio, as empresas de publicidade exterior são obrigadas a obter a respectiva licença de exibição, além de pagarem as taxas municipais.

Então deduz-se que ou as licenças foram sendo concedidas a granel, sem qualquer critério nem fiscalização pela Prefeitura, ou as taxas não foram recolhidas pelas empresas de publicidade exterior.

Agora, essas empresas terão obrigatoriamente de se enquadrar às várias normas do projeto "Cidade Limpa" proposto pelo prefeito e que intitulo de “Meia Cidade Limpa”.

Por exemplo, elas devem manter sem publicidade exterior um quadrilátero de abrangência de ruas e avenidas projetado pela Prefeitura; obedecer distâncias entre outdoors; instalar estruturas metálicas padronizadas; proibir publicidade em tapumes de obras; cumprir dimensões específicas de painéis em fachadas comerciais.

A Prefeitura promete multar quem descumprir a lei.

Vamos ficar de olho!