
14.8.11
Nova paisagem em outdoors

Como Londrina esta "bombando" na construção civil, nós vamos nos deparar o tempo todo com esse tipo de divulgação.
Não deixa de ser uma troca de seis por meia dúzia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Quando criamos o blog “Visual de Londrina” em 2007, descrevemos a cidade como sendo uma cidade muito bonita, criada em área geograficamente privilegiada, onde o céu azul de outono invade, sem pedir licença, todas as estações do ano.
A paisagem bonita conta com a integração criativa dos nossos arquitetos e é pontuada por uma grande quantidade de áreas verdes.
Chamou-nos a atenção, no entanto, o elevado grau de poluição visual que tomava conta da cidade. Passamos a documentar fotograficamente o excesso de placas, cartazes, cartazetes, penduricalhos, letreiros, luminosos e outras invenções da comunicação publicitária, algumas delas de absoluto mau-gosto na sua criação e falta de critério na sua colocação.
O blog logo despertou o interesse da comunidade: rádio, jornais, emissoras de televisão e revistas nos procuraram para entrevistas e a Prefeitura encampou a ideia paulistana de criar a lei “Cidade Limpa” – aprovada sob muitos protestos dos lojistas e das empresas de comunicação exterior, responsáveis pela absurda quantidade de outdoors instalados por metro quadrado na cidade.
Discussões à parte, a lei (que foi aprovada parcialmente), começa a dar nova feição à Londrina.
É esta Londrina de cinco anos atrás e de hoje que você, leitor, encontra neste blog – o mais completo sobre comunicação e poluição visual do Brasil.
Nosso intuito é continuar a documentar o visual da cidade, lembrando que os comentários e críticas não visam prejudicar, denegrir ou desmerecer pessoas ou empresas, sendo nossa única intenção prestar uma contribuição para que Londrina produza uma comunicação visual cada vez mais bonita, eficiente e criativa.
5 comentários:
Acredito que a fiscalização ainda não tenha chegado nesta região, mas que se verifica um melhora significativa na paisagem de nossa cidade sem dúvida já da para perceber!
Júlio ,gostei de todos os seus posts.Realmente a cidade está ficando mais organizada em seu visual.Estive na Sergipe e já há fachadas 'clean',de acordo com as normas e muito bonitas.Dão um ar de limpeza,ordem,e até mais paz.Estão ,também,usando cores harmoniosas para as novas pinturas.Acho que os comerciantes de Londrina estão,afinal,dando um bom exemplo do que seja cidadania e amor por Londrina.E por nós,os 'fregueses',pois nos sentimos muito homenageados com as novas possibilidades visuais.Ainda falta muito,mas o começo já serve de exemplo.Parabéns ao que já foi feito.Parabéns a você também,Júlio,pois vem fazendo um trabalho excelente,ao apontar toda aquela poluição visual.Agora precisamos cuidar do asfalto e das calçadas...quer dizer,precisamos continuar reclamando ao alcaide,pois é sua obrigação cuidar do asfalto e fiscalizar as calçadas.(Marie)
Julio, o que fazer com a população londrinense, se nota nitidamente que a grande maioria não conseguiu entender os beneficios que a Lei tras a cidade. O população acha que cidade desenvolvida é aquela com placas gigantes e luminosas que nem em las vegas...
Julio gosto de acompanhar seu blog, mas parece que você não tem dado a devida atenção a ele, faz tempo que não posta atualizações e posta suas críticas...
Abços
Anônimo 4,
Realmente tenho postado pouco no blog. Por um lado, a missão a que me propus foi de certa forma cumprida: das denúncias iniciais sobre a enorme poluição visual que despencava sobre nossas cabeças, a cidade ficou mais "clean" e atendeu ao projeto do prefeito, adotando a "Meia Cidade Limpa".
As fachadas das lojas e empreendimentos comerciais estão com outro aspecto, a velha arquitetura antes escondida reapareceu com cores vistosas e, com exceção de alguns pontos ainda críticos, o conjunto da obra melhorou sensivelmente.
Mesmo assim, é minha intenção continuar com as análises e comentários, inclusive sobre os próprios conteúdos dos outdoors.
Obrigado pelo seu comentário
Postar um comentário