10.4.08

Criatividade X Trivialidade

Pelos exemplos abaixo, é possível identificar a diferença entre a criatividade e o lugar comum, o trivial, o de sempre.

Enquanto outros países dão grande valor à publicidade exterior, Londrina só “cumpre tabela” e outdoors pouco criativos vão sendo amontoados ou enfileirados pelas ruas e avenidas, sem nenhum critério.

A montagem produzida para a campanha pelo uso do cinto de segurança traseiro foi montada em um espaço aberto, sem atrapalhar o trânsito ou as pessoas, e é simplesmente fantástica – deve ter produzido os resultados esperados.

O outdoor da revista “The Economist” mostra que, com algum esforço mental, é possível provocar um grande impacto usando o mesmo espaço de um simples outdoor.

O outdoor da Adidas montado na época da Copa do Mundo na entrada do aeroporto de Munique foi projetado de tal forma que não cobrisse ou atrapalhasse qualquer placa de informações ao público, mostrando respeito à cidade, às pessoas e valorizando a comunicação.

As fotos dos outdoors em movimento nos veículos mostram que é preciso haver determinação e coragem para definir a filosofia da comunicação de imagem, produtos e serviços pelas empresas.

As fotos da cidade de Las Vegas representam a filosofia dos governantes de lá, criando uma parceria entre os estabelecimentos comerciais, as agências de propaganda, as empresas de luminosos e outdoors e a empresa local de energia elétrica, com a finalidade de causar o impacto visual e o diferencial que identifica a cidade perante o mundo.

Em contrapartida, as fotos locais de Londrina mostram aglomerados de outdoors montados sem nenhum critério estético sobre estruturas pobres e feias, além das já superadas pinturas em muros, contrastando com a beleza e o potencial financeiro da nossa cidade, com uma falta de criatividade assustadora. Raríssimas são as exceções e é difícil encontrá-las para exibir neste blog.

Está aí uma oportunidade para que os criadores publicitários desenvolvam idéias muito mais arrojadas, diferentes e bonitas. Isso é, se os anunciantes e as empresas de outdoor permitirem... e a Prefeitura colaborar com uma regulamentação mais racional para o uso dos espaços.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá,
Sou estudante de Desenho Industrial, e gostaria de parabenizar o autor por este blog.
Moro em Londrina e percebo que a cada dia a "sujeira" dos outdoors toma conta da cidade.
Estou trabalhando num artigo sobre este tema e espero sinceramente que cause algum efeito.
Esses amontoados de publicidades estão acabando com a cidade, sem contar que algumas são de péssimo gosto.

Obrigado pela atenção.

Julio E. Bahr disse...

Grato pelo comentário.
Quem sabe, você consegue mobilizar a sua turma de Desenho Industrial e entrar de sola nessa campanha para tornar Londrina mais bonita.
Quanto mais gente tocar no assunto, mais sensibilizaremos os responsáveis pela poluição visual.
Julio