7.12.09

O objetivo deste blog

Alguns leitores deste blog aparentemente não compreenderam ainda a sua finalidade – que trata primordialmente do espaço urbano. Ou espaço público, que em última instância é de todos nós.
Supõe-se que existam regras – e neste caso o gestor da cidade é o responsável pela sua aplicação.
O gestor é a Prefeitura. As regras estão determinadas no Código de Posturas do Município, que em Londrina foi aprovado no começo da década de 1990.
O problema é que o espaço urbano, ou espaço público, ou ainda o nosso espaço, está sendo agredido por anunciantes que deixam de respeitar os limites do bom senso e da lei. O que significa que o gestor não está cumprindo a sua parte.
Quando nós começamos a perder a visão do verde, do céu, do belo e do estético para centenas e centenas de painéis e luminosos colocados desordenadamente em nosso redor; quando percebemos que a comunicação se transforma em desarranjo; quando a comunicação publicitária se sobrepõe à comunicação informativa – sinaleiros, placas e segurança do trânsito; quando, enfim, o entorno passa a ser um incômodo para a população, é porque alguma coisa está profundamente errada neste contexto.
O blog Visual de Londrina tem mostrado estes aspectos negativos da comunicação exterior na cidade de Londrina. Aqui não se trata da crítica apenas pela crítica. Trata-se de interpretar um sentimento coletivo. Pois se assim não fosse, o prefeito não teria encaminhado seu projeto “Cidade Limpa” à Câmara Municipal; nem esta teria promovido uma audiência pública para discussão ampla do problema.
O blog também vem tratando da qualidade de criação da publicidade exterior. Seria por acaso que uma crítica que fizéramos ao outdoor da Matsuri – Festa da Primavera – em 2008, tenha resultado em uma bela peça publicitária em 2009?
Mostramos outdoors e comunicação exterior de boa e de má qualidade, fachadas confusas ou bem elaboradas, criações fracas, mas também de categoria.
Abrimos espaço para comentários e críticas, construtivas ou não.
Vários estudantes de comunicação têm se valido dos nossos textos e fotografias para trabalhos a respeito da comunicação exterior, o que muito nos honra.
O mais importante é que o blog Visual de Londrina, que teve um início despretensioso, acabou abrindo caminho para discussões muito mais amplas da nossa comunidade em torno do tema. Mesmo contrariando alguns interesses.

JEB

Um comentário:

Gleidson Tadeu disse...

Muito boa a iniciativa...
Gostei muito...
BH precisa de um blog assim..

Visite tb meu blog
http://tottvscomunicacao.blogspot.com/