
4.2.10
Dica de vitrine

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Quando criamos o blog “Visual de Londrina” em 2007, descrevemos a cidade como sendo uma cidade muito bonita, criada em área geograficamente privilegiada, onde o céu azul de outono invade, sem pedir licença, todas as estações do ano.
A paisagem bonita conta com a integração criativa dos nossos arquitetos e é pontuada por uma grande quantidade de áreas verdes.
Chamou-nos a atenção, no entanto, o elevado grau de poluição visual que tomava conta da cidade. Passamos a documentar fotograficamente o excesso de placas, cartazes, cartazetes, penduricalhos, letreiros, luminosos e outras invenções da comunicação publicitária, algumas delas de absoluto mau-gosto na sua criação e falta de critério na sua colocação.
O blog logo despertou o interesse da comunidade: rádio, jornais, emissoras de televisão e revistas nos procuraram para entrevistas e a Prefeitura encampou a ideia paulistana de criar a lei “Cidade Limpa” – aprovada sob muitos protestos dos lojistas e das empresas de comunicação exterior, responsáveis pela absurda quantidade de outdoors instalados por metro quadrado na cidade.
Discussões à parte, a lei (que foi aprovada parcialmente), começa a dar nova feição à Londrina.
É esta Londrina de cinco anos atrás e de hoje que você, leitor, encontra neste blog – o mais completo sobre comunicação e poluição visual do Brasil.
Nosso intuito é continuar a documentar o visual da cidade, lembrando que os comentários e críticas não visam prejudicar, denegrir ou desmerecer pessoas ou empresas, sendo nossa única intenção prestar uma contribuição para que Londrina produza uma comunicação visual cada vez mais bonita, eficiente e criativa.
2 comentários:
A mentalidade londrinense é a de um povo que não viaja, sem muita cultura para inovar ou sequer copiar direito o que é feito em outros locais. Falam que Londrina é pólo nisso, naquilo, não acredito. Não é pólo em nada. Polo universitário? Ótimo pras universidades particulares, só se for. O ensino é uma piada. Os alunos são outra piada. E depois que se formam, acabam tendo que ir procurar emprego em SP. Londrina é polo em TI? Patético, não vou nem falar nada. Os programadores de Londrina sabem o que? Fazer uns sites (mal feitos, por sinal) e usar o visual basic pra fazer um "sistema de gestão" em c# de prateleira, usando a lógica do northwind. Fale em "biztalk server" pra ver o que acontece...
Concordo em partes com o comentário anônimo acima.
Realmente, Londrina e londrinenses pararam no tempo e teimam em colocar-se como os melhores.
Digo isso pois batalho diariamente no mercado londrinense no ramo de lighting sdesign (iluminação) e percebo que não há abertura para novidades e qualidade, o mercado só quer uma luzinha.
Como você bem colocou no post, uma vitrina bem elaborada e muito bem iluminada faz toda diferença agragando valor ao produto/empresa assim como painéis, outdoors, etc. Mas a resistência é grande ainda. Sei que londrinense odeia isso, mas nesse e em vários outros pontos, Maringá avançou muito e deixou Londrina para trás faz tempo. Lá já existe a cultura do lighting Design enquanto aqui, o mercado continua correndo atrás de uma luzinha...
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