
19.3.10
Londrina, março 2010

Assinar:
Postar comentários (Atom)
Quando criamos o blog “Visual de Londrina” em 2007, descrevemos a cidade como sendo uma cidade muito bonita, criada em área geograficamente privilegiada, onde o céu azul de outono invade, sem pedir licença, todas as estações do ano.
A paisagem bonita conta com a integração criativa dos nossos arquitetos e é pontuada por uma grande quantidade de áreas verdes.
Chamou-nos a atenção, no entanto, o elevado grau de poluição visual que tomava conta da cidade. Passamos a documentar fotograficamente o excesso de placas, cartazes, cartazetes, penduricalhos, letreiros, luminosos e outras invenções da comunicação publicitária, algumas delas de absoluto mau-gosto na sua criação e falta de critério na sua colocação.
O blog logo despertou o interesse da comunidade: rádio, jornais, emissoras de televisão e revistas nos procuraram para entrevistas e a Prefeitura encampou a ideia paulistana de criar a lei “Cidade Limpa” – aprovada sob muitos protestos dos lojistas e das empresas de comunicação exterior, responsáveis pela absurda quantidade de outdoors instalados por metro quadrado na cidade.
Discussões à parte, a lei (que foi aprovada parcialmente), começa a dar nova feição à Londrina.
É esta Londrina de cinco anos atrás e de hoje que você, leitor, encontra neste blog – o mais completo sobre comunicação e poluição visual do Brasil.
Nosso intuito é continuar a documentar o visual da cidade, lembrando que os comentários e críticas não visam prejudicar, denegrir ou desmerecer pessoas ou empresas, sendo nossa única intenção prestar uma contribuição para que Londrina produza uma comunicação visual cada vez mais bonita, eficiente e criativa.
3 comentários:
Toda semana tem reunião na camara de vereadores para discutir o assunto.
Pq não foi chamada a população eu não sei?
Será que tem algo por traz disto tambem?
"Será que há algo por trás disto também?" É a pergunta que eu sempre me faço. Só posso informar que vários vereadores da Câmara conhecem este blog e as informações aqui trazidas. O prefeito me conhece. O Diretor do IPPUL me conhece. O pessoal da APP (Publicitários) me conhece. O pessoal das empresas de publicidade exterior me conhecem (e detestam).
A contribuição possível de ser feita por mim está contida neste blog.
Se a poulição visual continua desenfreada, então realmente parece que há algo por trás disto. O que será?????
o que sempre há. dinheiro.
Postar um comentário