
Este luminoso (reproduzido com duas imagens diferentes) está fixo em parede de um movimentadíssimo laboratório clínico da cidade e certamente tem índices de leitura muito superiores à parafernália instalada nas ruas.
Quando criamos o blog “Visual de Londrina” em 2007, descrevemos a cidade como sendo uma cidade muito bonita, criada em área geograficamente privilegiada, onde o céu azul de outono invade, sem pedir licença, todas as estações do ano.
A paisagem bonita conta com a integração criativa dos nossos arquitetos e é pontuada por uma grande quantidade de áreas verdes.
Chamou-nos a atenção, no entanto, o elevado grau de poluição visual que tomava conta da cidade. Passamos a documentar fotograficamente o excesso de placas, cartazes, cartazetes, penduricalhos, letreiros, luminosos e outras invenções da comunicação publicitária, algumas delas de absoluto mau-gosto na sua criação e falta de critério na sua colocação.
O blog logo despertou o interesse da comunidade: rádio, jornais, emissoras de televisão e revistas nos procuraram para entrevistas e a Prefeitura encampou a ideia paulistana de criar a lei “Cidade Limpa” – aprovada sob muitos protestos dos lojistas e das empresas de comunicação exterior, responsáveis pela absurda quantidade de outdoors instalados por metro quadrado na cidade.
Discussões à parte, a lei (que foi aprovada parcialmente), começa a dar nova feição à Londrina.
É esta Londrina de cinco anos atrás e de hoje que você, leitor, encontra neste blog – o mais completo sobre comunicação e poluição visual do Brasil.
Nosso intuito é continuar a documentar o visual da cidade, lembrando que os comentários e críticas não visam prejudicar, denegrir ou desmerecer pessoas ou empresas, sendo nossa única intenção prestar uma contribuição para que Londrina produza uma comunicação visual cada vez mais bonita, eficiente e criativa.
3 comentários:
Se eu não me engano, há um painel destes na loja de conveniência de um autoposto na Av. J.K. com a Duque de Caxias. Bem interessante mesmo.
adorei a ideia, é uma pena que o pessoal ainda não esta investido nessa área, essas tvs estão sem anunciante ja faz algum tempo.
muito interessante essa proposta. vem caracterizando uma nova tendencia em publicidade e propaganda. Contribui para que os anunciantes que utilizavam-se de outdoor e outras midias expostas em vias publicas, continuem tendo um espaço de divulgação de seus produtos, como consequencia a cidade se mantem limpae os anuncios tendem a ser focados ao publico-alvo.
seteoito.com
Postar um comentário