25.1.11

Jeitinho brasileiro

Nem precisávamos de bola de cristal para prever a jogada: os comerciantes de Londrina querem mais tempo para se adequar a lei Cidade Limpa, que entra em vigor no dia 2 de fevereiro. “Nós queremos que a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) não multe as empresas já no início da lei, mas que as autue e dê o tempo necessário para as modificações", afirmou o presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina, Nivaldo Benvenho. “O povo de Londrina e o empresariado não acreditou que a prefeitura iria ser tão rígida com os prazos ou a aplicação da lei. Agora é impossível retirar toda a publicidade e anúncio em tão pouco tempo".

Por outro lado, André Nadai, presidente da CMTU, órgão que vai fiscalizar a lei Cidade Limpa acredita que a data para entrada em vigor – 2 de fevereiro – não será prorrogada. "O prazo de seis meses para adequações foi discutido junto com a sociedade, mas os comerciantes deixaram para a última hora. Reitero meu conselho aos estabelecimentos que não conseguiram se adequar a tempo: tirem a fachada para não serem multados", afirma.

A isso se chama “braço de ferro”. Vamos ver quem será mais forte: a CMTU, na aplicação da lei, ou os empresários, no jeitinho brasileiro.

Foto: Blog Amigos de Peniche

4 comentários:

jcb disse...

Este blog está a ser muito inspirador... Em Portugal temos o mesmo problema em muitas cidades. Provavelmente, vai inspirar-nos em acções muito concretas. Um grande abraço!

Julio disse...

Agradeço a JCB, que nos envia esse comentário lá de Portugal. Abraço recíproco!

Maurício disse...

Realemte o que a CMTU se prontificou a fazer está fazendo, pode ser visto na manhã do dia 03/02/11 as fachadas do centro da cidade que não haviam ainda se quer tentado se adequar com o adesivo contendo as seguintes escritas: "PUBLICIDADE IRREGULAR - LEI 10.966/10 - CMTU-LD".
Acredito que devemos dar um basta de tentar empurrar com a barriga a entrada em vigor das leis, leis foram para ser cumpridas, quando a administração pública resolve colocar em prática a Lei os comerciantes se posicionam contra, quando a administração pública não fiscaliza a sociedade cai matando de pau. Devemos ser coerentes e deixar que as leis sejam aplicadas em sua integralidade, quem está errado que se coce para não ser multado.
APROVADO!

Anônimo disse...

Quanta gente apareceu puchando o saco desta administração municipal para legislar em causa propria.