

Quando criamos o blog “Visual de Londrina” em 2007, descrevemos a cidade como sendo uma cidade muito bonita, criada em área geograficamente privilegiada, onde o céu azul de outono invade, sem pedir licença, todas as estações do ano.
A paisagem bonita conta com a integração criativa dos nossos arquitetos e é pontuada por uma grande quantidade de áreas verdes.
Chamou-nos a atenção, no entanto, o elevado grau de poluição visual que tomava conta da cidade. Passamos a documentar fotograficamente o excesso de placas, cartazes, cartazetes, penduricalhos, letreiros, luminosos e outras invenções da comunicação publicitária, algumas delas de absoluto mau-gosto na sua criação e falta de critério na sua colocação.
O blog logo despertou o interesse da comunidade: rádio, jornais, emissoras de televisão e revistas nos procuraram para entrevistas e a Prefeitura encampou a ideia paulistana de criar a lei “Cidade Limpa” – aprovada sob muitos protestos dos lojistas e das empresas de comunicação exterior, responsáveis pela absurda quantidade de outdoors instalados por metro quadrado na cidade.
Discussões à parte, a lei (que foi aprovada parcialmente), começa a dar nova feição à Londrina.
É esta Londrina de cinco anos atrás e de hoje que você, leitor, encontra neste blog – o mais completo sobre comunicação e poluição visual do Brasil.
Nosso intuito é continuar a documentar o visual da cidade, lembrando que os comentários e críticas não visam prejudicar, denegrir ou desmerecer pessoas ou empresas, sendo nossa única intenção prestar uma contribuição para que Londrina produza uma comunicação visual cada vez mais bonita, eficiente e criativa.
4 comentários:
Julio, outdoor é horizontal, quando se trata de fotografia de moda referente a sapato, ou você mostra apenas o sapato, ou o sapato e a modelo que a empresa contratou, como eu ja disse é horizontal,ísso não é uma cópia, nesse caso era melhor você procurar mais informação e referencias dessa linha produção e criação.
Francisco, posso lhe mostrar mais 100 maneiras criativas para mostrar sapatos e modelos em outdoor, sem a necessidade do outdoor ficar parecido com outro. A isso chama-se inovar, criar, buscar o novo.
Então eu gostaria de ver essas 100 maneiras Julio, pois no seu blog vc mostra mais dois com a mesma disposição de elementos neste link: http://visual-de-londrina.blogspot.com/2008/10/as-manecas-deitadas-esto-de-volta.html
Não estou dizendo que não há outras formas, porém dizer que é estranha coincidência já de mais não meu amigo. Eu classifico apenas como coincidencia. nada de estranho.. nada de anormal.
Acho que você está trocando as bolas, Francisco.
As criações publicitárias neste blog não são minhas.
Eu só estou mostrando o que é bom, o que é ruim e eventualmente as “coincidências”, como você diz, na publicidade exterior de Londrina.
Há elogios também, para outdoors e fachadas.
Há ideias de outros países.
Há ideias para serem aplicadas na cidade.
O mais importante neste blog são as denúncias sobre a poluição visual em Londrina, causada pela publicidade exterior sem nenhuma fiscalização.
Postar um comentário