Fiquei surpreso com o alcance da poluição visual, provocada tanto por outdoors, quanto por placas, totens, painéis, luminosos, cartazes, etc., utilizados na comunicação exterior.
Na apresentação do blog, sugeri a colaboração das produtoras dos outdoors, das agências de propaganda(1) e da própria Prefeitura de Londrina, no sentido de juntas, reavaliarem seus trabalhos para impedir que a poluição visual invada a cidade.
Estou inserindo sistematicamente fotos mostrando que não há critérios estéticos para a exibição de outdoors e publicidade exterior. Cada foto mereceu comentários e observações quanto aos seus benefícios e/ou prejuízos.
Reproduzi extratos do Código de Postura do Município e do minucioso trabalho “A Questão da Ética no Meio Ambiente Urbano” (2).
Incluí os resultados da pesquisa Datafolha realizada em São Paulo destinada a saber o que os paulistanos acharam da nova lei dos outdoors.
Inseri também matéria de jornal que mostra a mobilização de várias capitais para, seguindo o exemplo do prefeito de São Paulo, reduzirem a poluição visual causada pela publicidade exterior em suas cidades.
Tenho recebido vários comentários a respeito das matérias e, corroborando a minha opinião, todos, sem exceção, foram bastante favoráveis.
O Jornal de Londrina publicou carta da leitora Zulmira Amélia Roxo, com o título “Queremos o meio ambiente inteiro!”, denunciando também o excesso de poluição visual. A carta está reproduzida neste blog. O Jornal de Londrina, em adendo à carta de Da. Zulmira, publicou carta minha, com o título “Poluição Visual em Londrina”, em 01/10/07.
Apesar de ter encaminhado por várias vezes e-mails ao Prefeito e a vários órgãos e Secretários da Prefeitura, não obtive nenhuma resposta. Aparentemente, não há interesse dos gestores do meio ambiente em corrigir a situação.
Em contrapartida, um leitor do blog, que se identifica como Carlos, está disposto a levar o assunto aos vereadores. E mais: ele é proprietário de uma empresa de outdoors e discorda dos colegas que estão inundando a cidade com centenas e centenas de painéis.
Por si só, o blog não resolverá a questão. Assim, estou publicando meu e-mail para contato, afim de que os leitores e leitoras interessados possam trocar idéias comigo, sem a necessidade de publicar seus comentários no blog.
Juntando forças, certamente conseguiremos reverter a situação.
Julio Ernesto Bahr, Publicitário.
script@sercomtel.com.br
1 - Fui associado à APP (Associação dos Profissionais de Propganda de Londrina) e conheço grande parte do pessoal das agências de propaganda locais.
2 – Trabalho realizado pelo Prof. Dr. Issao Minami, Docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e pelo Bacharel Dr. João Lopes Guimarães Júnior, Promotor de Justiça de Habitação e Urbanismo do Ministério Público de São Paulo
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