Estes quatro outdoors estão instalados em um pequeno terreno vago na Rua Bento Munhoz, bem em frente ao Lago Igapó II. Como se vê, as empresas não querem perder nenhum passante, seja de que lado for.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Quando criamos o blog “Visual de Londrina” em 2007, descrevemos a cidade como sendo uma cidade muito bonita, criada em área geograficamente privilegiada, onde o céu azul de outono invade, sem pedir licença, todas as estações do ano.
A paisagem bonita conta com a integração criativa dos nossos arquitetos e é pontuada por uma grande quantidade de áreas verdes.
Chamou-nos a atenção, no entanto, o elevado grau de poluição visual que tomava conta da cidade. Passamos a documentar fotograficamente o excesso de placas, cartazes, cartazetes, penduricalhos, letreiros, luminosos e outras invenções da comunicação publicitária, algumas delas de absoluto mau-gosto na sua criação e falta de critério na sua colocação.
O blog logo despertou o interesse da comunidade: rádio, jornais, emissoras de televisão e revistas nos procuraram para entrevistas e a Prefeitura encampou a ideia paulistana de criar a lei “Cidade Limpa” – aprovada sob muitos protestos dos lojistas e das empresas de comunicação exterior, responsáveis pela absurda quantidade de outdoors instalados por metro quadrado na cidade.
Discussões à parte, a lei (que foi aprovada parcialmente), começa a dar nova feição à Londrina.
É esta Londrina de cinco anos atrás e de hoje que você, leitor, encontra neste blog – o mais completo sobre comunicação e poluição visual do Brasil.
Nosso intuito é continuar a documentar o visual da cidade, lembrando que os comentários e críticas não visam prejudicar, denegrir ou desmerecer pessoas ou empresas, sendo nossa única intenção prestar uma contribuição para que Londrina produza uma comunicação visual cada vez mais bonita, eficiente e criativa.
4 comentários:
Bom dia Julio.
Gostaria que você me autorizasse a apresentar seu blogger a alguns vereadores, para ver a reação.
Se possível ainda hoje.
Obrigado.
Olá, Carlos.
Disponha do blog Visual de Londrina. Ele foi justamente criado para chamar a atenção dos londrinenses, dado o impresssionante avanço da poluição visual na cidade. Será ótimo que os senhores vereadores tomem conhecimento e proponham uma nova legislação para a comunicação exterior.
Abraço,
Julio
Julio, eu tenho uma empresa de outdoor e não suporto mais ver tanta poluição visual causada pelo meio, já retirei 35 quadros depois que vi seu blog.
Agora sou visto como inimigo dos concorrentes porque pedi a eles que também retirassem alguns.
Hoje tenho apenas 10 quadros, melhores distribuídos e sem agredir tanto a população.
Sou totalmente a favor da diminuição em massa deste tipo de mídia.
Em Londrina ainda existem péssimos profissionais que preferem à quantidade que a qualidade.
Interessante!! Acho que nosso ilustríssimo Sr. Carlos esqueceu de dizer que ele vendeu a empresa dele, que constava com 50 painéis e depois algum tempo conseguiu montar somente 10 painéis.
Já que ele é tão a favor da despoluição visual porque montou mais painéis?? Isto está meio contraditório...
Maria Angélica - Cambé - Pr
Postar um comentário