2.12.07

Responsabilidade Ambiental. Quem liga pra isso?

Pelo que se vê nas ruas e avenidas londrinenses, a maioria das empresas nem sabe o que significam Responsabilidade Ambiental e Responsabilidade Social.
A cada dia, somos agredidos em nossa qualidade de vida por pseudo-criadores publicitários, os quais, disputando gananciosamente um prêmio anual concedido para as melhores peças publicitárias da cidade, inventam formas e montagens absolutamente esdrúxulas na comunicação exterior, imaginando que cativarão os receptores de tais mensagens.
Os londrinenses, por sua vez, talvez nem saibam o que lhes aflige. Um psicólogo descobriria rapidamente o problema. Ao invés de olharmos para o verde, para o infinito espacial, para a beleza do céu azul, para a arquitetura das casas e edifícios, estamos dando de cara com outdoors de todos os tamanhos e formas, aglomerados uns sobre os outros ou alinhados como uma interminável composição de trem. Nem todos criativos ou com estilo, prejudicando totalmente a paisagem. Como resultado, a sensação de sufocação e a visão do feio podem causar até depressão.
Não é suficiente que as empresas “digam” que se preocupam com o meio ambiente. É necessário que as empresas ajam de acordo.
Poderíamos listar nominalmente todas aquelas que nos desrespeitam. Dentre elas, hiper e supermercados, escolas, construtoras, lojas de varejo, restaurantes, bares e tantos outros empreendimentos.
As escolas londrinenses, que deveriam dar o exemplo para seus alunos e para a comunidade, são as que mais agridem o meio ambiente, principalmente na época de novas matrículas. Uma vergonha!
Por fim, um recado às empresas de outdoor e aos publicitários: está mais do que na hora de reverem seus conceitos sobre responsabilidade social e ambiental. O todo é muito mais importante do que a parte.

Nenhum comentário: