7.6.09
Editorial do Jornal de Londrina, 07/junho
Bom Dia
Cidade Limpa
Há pouco mais de um ano, em 9 de março de 2008, o JL publicou reportagem revelando que a falta de legislação específica agravara a poluição visual de Londrina. Profissionais do setor estimavam na cidade cerca de 600 outdoors (tamanho 9x6 metros) e 60 front-lights – painéis luminosos. “Vista do alto, a cidade é linda (...) Mas, ao caminhar pelo centro, mal se vê o céu. Há um excesso de painéis, como se fossem vagões de um trem, que escondem a vegetação e a arquitetura”, lamentou à época o publicitário Júlio Bahr.
Por isso, o anúncio do programa Cidade Limpa pelo prefeito Barbosa Neto (PDT), na última semana, traz a expectativa de que o problema finalmente será enfrentado de forma corajosa – como, aliás, ocorreu em São Paulo, uma megalópole com mais de 10 milhões de habitantes. Lá, a resistência foi colossal, o que não inibiu a disposição do prefeito Gilberto Kassab (DEM) em implantar o programa. O resultado todos conhecem: mudou para melhor a cara de São Paulo.
Obviamente, profissionais do setor, como a Associação dos Profissionais de Propaganda (APP), deverão ser ouvidos, para que a dose do remédio seja adequada às necessidades de Londrina. E menos impacto econômico ocorra. Abrir o diálogo com a sociedade, no entanto, não reduz o acerto da decisão política. Afinal, problemas existem para serem atacados; e a fieira de desculpas dos últimos anos já esgotou a paciência dos londrinenses.
Cidade Limpa
Há pouco mais de um ano, em 9 de março de 2008, o JL publicou reportagem revelando que a falta de legislação específica agravara a poluição visual de Londrina. Profissionais do setor estimavam na cidade cerca de 600 outdoors (tamanho 9x6 metros) e 60 front-lights – painéis luminosos. “Vista do alto, a cidade é linda (...) Mas, ao caminhar pelo centro, mal se vê o céu. Há um excesso de painéis, como se fossem vagões de um trem, que escondem a vegetação e a arquitetura”, lamentou à época o publicitário Júlio Bahr.
Por isso, o anúncio do programa Cidade Limpa pelo prefeito Barbosa Neto (PDT), na última semana, traz a expectativa de que o problema finalmente será enfrentado de forma corajosa – como, aliás, ocorreu em São Paulo, uma megalópole com mais de 10 milhões de habitantes. Lá, a resistência foi colossal, o que não inibiu a disposição do prefeito Gilberto Kassab (DEM) em implantar o programa. O resultado todos conhecem: mudou para melhor a cara de São Paulo.
Obviamente, profissionais do setor, como a Associação dos Profissionais de Propaganda (APP), deverão ser ouvidos, para que a dose do remédio seja adequada às necessidades de Londrina. E menos impacto econômico ocorra. Abrir o diálogo com a sociedade, no entanto, não reduz o acerto da decisão política. Afinal, problemas existem para serem atacados; e a fieira de desculpas dos últimos anos já esgotou a paciência dos londrinenses.
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Um comentário:
Acredito que a iniciativa proposta pela prefeitura é louvável. Faz-se necessário, sim, modificar a comunicação visual para uma Londrina mais bonita. Entretanto, analiso também que há outros fatores a serem revistos pela proposta, além do outdoor e front light, as faixadas das empresas não seguem um padrão adequado e contribuem muito mais para a poluição visual da cidade.
Portanto, a padronização da mídia externa deve ser normatizada como um todo. Se, o trabalho for realizado que o façam por completo e Londrina ganhe novos ares.
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