19.5.10

Cidade limpa?

(Texto de Luiz Henrique Dall’Antonia publicado em 18/05/2010 na seção Opinião do Leitor do Jornal de Londrina e que tomamos a liberdade de reproduzir)

Depois do desastre climático das chuvas do final do ano passado e do desastre administrativo (da gestão passada) que, juntos, dizimaram dezenas de árvores da nossa cidade, é possível dizer que hoje, no Zerão(*), existem mais outdoors do que árvores.
Lojas, imobiliárias, restaurantes, construtoras, faculdades e até o próprio governo estadual e federal escolheram como veículo de propaganda a poluição visual aonde os frequentadores vão à busca da natureza.
Será que todos eles não perceberam que esse tipo de propaganda é um verdadeiro tiro no pé? Eu não matriculo meus filhos em colégios que não respeitam o meio ambiente! Eu não compro em lojas que tomam essa atitude brega de poluir visualmente um parque. Eu não adquiro apartamento de construtoras que vendem belas vistas do Lago Igapó, mas que equivocadamente obstruem com sua propaganda o direito de todos às belas paisagens enquanto caminham. Eu não apoio governantes que agridem minha visão, nos poucos momentos que tenho para relaxar contemplando a natureza!
E cadê o projeto “Cidade Limpa?” Será que a força financeira e política dos donos das empresas de outdoors é tão maior que a força dos donos de quiosques do calçadão? Só para lembrar, no dia 5 de junho é o Dia Internacional do Meio Ambiente.

(*) O Zerão é um parque de lazer deitado em berço não tão mais esplêndido, praticamente no centro de Londrina, que jaz tristemente abandonado à própria sorte e cercado de outdoors – como denuncia o leitor.

2 comentários:

Anônimo disse...

Será que alguem sem ser das empresas irá a camara no dia da votação da lei?
Só escrever não basta a população tem que acompanhar como os "empresários" do setor fazem.

Julio E. Bahr disse...

Na audiência pública promovida no ano passado pela Câmara dos Vereadores, quando foi iniciada a discussão sobre o projeto Cidade Limpa, houve uma frequência enorme do pessoal ligado às empresas de outdoor, inclusive dezenas de funcionários, que exerceram forte pressão contra o pessoal da Prefeitura e a arquiteta paulista que havia sido convidada para expor o projeto. Eu mesmo, presente à audiência, sofri bastante pressão de alguns dos empresários do setor, que me identificaram como sendo o autor deste blog Visual de Londrina. A meu ver, a Prefeitura não soube (ou não quis) se sair bem na audiência, estando visivelmente mal preparada para defender o projeto. Por que será? O projeto fere muitos interesses de minorias, há muito dinheiro em jogo, e a população (nós, a maioria) sobramos como meros espectadores.