5.6.09

Nosso "Visual de Londrina" acertou na mosca!

Uma excelente notícia para a maioria dos londrinenses: o prefeito Barbosa Neto, segundo afirmou ontem, dia 04/06, está propondo para Londrina uma lei inspirada na "Cidade Limpa" de São Paulo.
Deverão ser eliminados todos os outdoors e pinturas das ruas, proibidas faixas, luminosos, tótens e outras formas de poluição visual, além de regulamentadas as formas de comunicações exteriores na frente de lojas e empresas.
Essa decisão veio exatamente de encontro à nossa pregação de tanto tempo neste blog e prova que absolutamente tudo que aqui foi escrito, desenvolvido, exposto e criticado, estava retratando a realidade da cidade e o sentimento da maioria da população.
Segundo o prefeito, a nova lei a ser publicada deverá ser cumprida a partir de 2010.

A posição da APP e das empresas de outdoors

Curiosamente, a APP, através da sua presidente Cláudia Romariz, à qual muito respeito, imediatamente divulgou sua discordância quanto à nova lei, pois esta provocaria o desemprego de cerca de 200 funcionários do setor.
É estranha a posição da APP, que desde as diretorias anteriores jamais externou sua opinião neste blog, que sempre esteve aberto a comentários, críticas e opiniões. Em outras palavras, a APP sempre fechou os olhos à poluição visual da cidade de Londrina, colocando o interesse das três ou quatro principais empresas de oudoor aqui existentes - e seus 200 funcionários - acima do sentimento de repúdio da população, que através deste blog, dos jornais, da televisão e do rádio, já vinha criticando os excessos provocados pela falta de sensibilidade dos proprietários daquelas empresas, bem como a participação dos anunciantes, colaborando para agredir o meio ambiente.
A APP deveria se informar em São Paulo como foi resolvida a situação de milhares (e não apenas de 200) funcionários que trabalhavam no setor.
A criatividade, a busca de inovações, novas formas de comunicações e inteligência foram os fatores que possibilitarem a continuidade do funcionamento de várias empresas de outdoor de lá, com o aproveitamento de grande parte dos funcionários.
A APP, ciente do problema, deveria ter exposta sua preocupação antes da declaração do prefeito, o que teria evitado esse "pseudo-susto" à decisão do prefeito.
Parabéns ao Barbosa Neto!

Uma sugestão aos anunciantes

Se os anunciantes acreditam que os outdoors são sua única técnica de comunicação, tentem implantar técnicas de decorações de vitrines, anúncios de jornais, comerciais de tevê, parcerias em eventos, patrocínios, assessoria de imprensa, internet, enfim, toda a gama de ferramentas e possibilidades mais amplas de divulgação. De preferência, sem poluir o meio ambiente. Consultem Profissionais com " P" maiúsculo!
JEB

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Amigo Julio, Dúvido com "D" maiusculo que o prfeito retire os outdoors das ruas de Londrina.

Pois ja estão custurando um acordo para que isso não aconteça aguarde e confira.

Anônimo disse...

Creio que essa medida, caso seja aprovada, será mais uma ignorância da parte dos nossos governantes, que ao ivés de voltarem suas preocupações com os buracos da cidade, a fome e a saúde da população, antes unem esforços para retirarem outdors, que quando feitos com execelência, até mesmo deixam a cidade mais graciosa.