Para quem pensa que a publicidade exterior só se restringe à poluição visual dos outdoors, placas, cartazes, frontlights & Cia., eis uma dica para a publicidade chamada indoor. Se bem planejada (reitero: se bem planejada), essa publicidade cairá muito bem nas várias galerias comerciais, na estação rodoviária, no saguão do aeroporto e em alguns outros ambientes de passagem de pessoas, como os edifícios comerciais. Desde que não vá novamente pecar pelo excesso, pela sobreposição, pelo atravancamento. Além de dar vida ao ambiente com suas cores e sua iluminação, essa publicidade cumpre a finalidade de divulgar marcas e produtos sem atrapalhar o visual da cidade, o trânsito e o meio ambiente. Esta é uma forma de limpar a cidade da sua horrorosa poluição visual. Aqui se destacam os publicitários realmente criativos, na preparação de peças bonitas, chamativas e diferenciadas. Londrina precisa dessa mudança de conceitos!
Um comentário:
Anônimo
disse...
para nossa sorte, as agencias estão tomando consciência desse mal, e temos grandes opções de mídia indoor em Londrina. Hoje mesmo vi uma empresa que atua nesse segmento, com monitor estalado no Ed. São Paulo towers. ótima iniciativa.
Publicitário, escritor e blogueiro, faz parte da chamada 2ª geração de publicitários do Brasil. Formado em 1958 pela Escola de Propaganda de São Paulo, trabalhou nas agências de propaganda Fidel Propaganda, Doria Associados Propaganda, Direct S.A. e Catalox Ltda., todas em São Paulo.Foi assistente de propaganda na Peterco Ltda., gerente de propaganda da Móveis Brafor e responsável pela propaganda da divisão de material elétrico industrial da Siemens S.A. Foi diretor-titular da Julio E. Bahr Propaganda, agência que operou durante 41 anos em São Paulo, atendendo a dezenas de empresas nacionais e multinacionais. Dedica-se à literatura, tendo recebido vários prêmios na categoria contos. É sócio cultural da Academia de Letras de Londrina. Além deste blog “Visual de Londrina”, o mais abrangente blog sobre comunicação publicitária e poluição visual do Brasil, edita “bahr-baridades – um blog de temas sérios e outros nem tanto”, acessado em mais de 80 países do mundo e o blog "Publicidade, prazer em conhecer", que edita assuntos de propaganda e publicidade.
Londrina, night & day
UMA CONTRIBUIÇÃO PARA LONDRINA
Quando criamos o blog “Visual de Londrina” em 2007, descrevemos a cidade como sendo uma cidade muito bonita, criada em área geograficamente privilegiada, onde o céu azul de outono invade, sem pedir licença, todas as estações do ano.
A paisagem bonita conta com a integração criativa dos nossos arquitetos e é pontuada por uma grande quantidade de áreas verdes.
Chamou-nos a atenção, no entanto, o elevado grau de poluição visual que tomava conta da cidade. Passamos a documentar fotograficamente o excesso de placas, cartazes, cartazetes, penduricalhos, letreiros, luminosos e outras invenções da comunicação publicitária, algumas delas de absoluto mau-gosto na sua criação e falta de critério na sua colocação.
O blog logo despertou o interesse da comunidade: rádio, jornais, emissoras de televisão e revistas nos procuraram para entrevistas e a Prefeitura encampou a ideia paulistana de criar a lei “Cidade Limpa” – aprovada sob muitos protestos dos lojistas e das empresas de comunicação exterior, responsáveis pela absurda quantidade de outdoors instalados por metro quadrado na cidade.
Discussões à parte, a lei (que foi aprovada parcialmente), começa a dar nova feição à Londrina.
É esta Londrina de cinco anos atrás e de hoje que você, leitor, encontra neste blog – o mais completo sobre comunicação e poluição visual do Brasil.
Nosso intuito é continuar a documentar o visual da cidade, lembrando que os comentários e críticas não visam prejudicar, denegrir ou desmerecer pessoas ou empresas, sendo nossa única intenção prestar uma contribuição para que Londrina produza uma comunicação visual cada vez mais bonita, eficiente e criativa.
Um comentário:
para nossa sorte, as agencias estão tomando consciência desse mal, e temos grandes opções de mídia indoor em Londrina. Hoje mesmo vi uma empresa que atua nesse segmento, com monitor estalado no Ed. São Paulo towers. ótima iniciativa.
Postar um comentário