
20.8.10
E a poluição visual continua

Assinar:
Postar comentários (Atom)
Quando criamos o blog “Visual de Londrina” em 2007, descrevemos a cidade como sendo uma cidade muito bonita, criada em área geograficamente privilegiada, onde o céu azul de outono invade, sem pedir licença, todas as estações do ano.
A paisagem bonita conta com a integração criativa dos nossos arquitetos e é pontuada por uma grande quantidade de áreas verdes.
Chamou-nos a atenção, no entanto, o elevado grau de poluição visual que tomava conta da cidade. Passamos a documentar fotograficamente o excesso de placas, cartazes, cartazetes, penduricalhos, letreiros, luminosos e outras invenções da comunicação publicitária, algumas delas de absoluto mau-gosto na sua criação e falta de critério na sua colocação.
O blog logo despertou o interesse da comunidade: rádio, jornais, emissoras de televisão e revistas nos procuraram para entrevistas e a Prefeitura encampou a ideia paulistana de criar a lei “Cidade Limpa” – aprovada sob muitos protestos dos lojistas e das empresas de comunicação exterior, responsáveis pela absurda quantidade de outdoors instalados por metro quadrado na cidade.
Discussões à parte, a lei (que foi aprovada parcialmente), começa a dar nova feição à Londrina.
É esta Londrina de cinco anos atrás e de hoje que você, leitor, encontra neste blog – o mais completo sobre comunicação e poluição visual do Brasil.
Nosso intuito é continuar a documentar o visual da cidade, lembrando que os comentários e críticas não visam prejudicar, denegrir ou desmerecer pessoas ou empresas, sendo nossa única intenção prestar uma contribuição para que Londrina produza uma comunicação visual cada vez mais bonita, eficiente e criativa.
8 comentários:
Imaginem esse cenário sem essa fila “ trenzinho” de outdoors, seria muito lindo...
Imaginem esse cenário sem essa fila “ trenzinho” de outdoors, seria muito lindo...
seria bom lerem a lei....lá existe prazos...e por isso ainda perduram os outdoors..e a poluicao...
Ao "Anônimo": esse é o espírito londrinense. O texto que ele comenta não se atém à lei, mas sim à boa-vontade, à perspectiva de tornar essa cidade mais atraente, mais bonita e menos poluída visualmente. Esse é o desejo já expresso pela população. Mas as empresas de publicidade exterior não estão nem aí e só irão limpar meia cidade no último minuto do segundo tempo da prorrogação do prazo que a lei estabelece.
how are you?
This post was interesting, how long did it take you to write?
Dias atrás comecei a olhar para o asfalto das ruas de Londrina e também notei que estão visualmente poluidos, e de buracos!
Uma pena que vc não é do ramo de asfalto, porque se fosse seu blog estaria repleto de menções aos buracos da cidade.
Ao Anônimo que sente pena por eu não ser do ramo de asfalto, sugiro que leia meu artigo "Abrindo Novas Janelas" publicado na pág. 2 da Folha de Londrina em 15/02/2011 e também no meu blog "Bahr-baridades"
http://londrina.odiario.com/blogs/bahr-baridades/
Postar um comentário