Assinar:
Postar comentários (Atom)
Quando criamos o blog “Visual de Londrina” em 2007, descrevemos a cidade como sendo uma cidade muito bonita, criada em área geograficamente privilegiada, onde o céu azul de outono invade, sem pedir licença, todas as estações do ano.
A paisagem bonita conta com a integração criativa dos nossos arquitetos e é pontuada por uma grande quantidade de áreas verdes.
Chamou-nos a atenção, no entanto, o elevado grau de poluição visual que tomava conta da cidade. Passamos a documentar fotograficamente o excesso de placas, cartazes, cartazetes, penduricalhos, letreiros, luminosos e outras invenções da comunicação publicitária, algumas delas de absoluto mau-gosto na sua criação e falta de critério na sua colocação.
O blog logo despertou o interesse da comunidade: rádio, jornais, emissoras de televisão e revistas nos procuraram para entrevistas e a Prefeitura encampou a ideia paulistana de criar a lei “Cidade Limpa” – aprovada sob muitos protestos dos lojistas e das empresas de comunicação exterior, responsáveis pela absurda quantidade de outdoors instalados por metro quadrado na cidade.
Discussões à parte, a lei (que foi aprovada parcialmente), começa a dar nova feição à Londrina.
É esta Londrina de cinco anos atrás e de hoje que você, leitor, encontra neste blog – o mais completo sobre comunicação e poluição visual do Brasil.
Nosso intuito é continuar a documentar o visual da cidade, lembrando que os comentários e críticas não visam prejudicar, denegrir ou desmerecer pessoas ou empresas, sendo nossa única intenção prestar uma contribuição para que Londrina produza uma comunicação visual cada vez mais bonita, eficiente e criativa.
4 comentários:
Bom dia Julio.
Gostaria que você me autorizasse a apresentar seu blogger a alguns vereadores, para ver a reação.
Se possível ainda hoje.
Obrigado.
Olá, Carlos.
Disponha do blog Visual de Londrina. Ele foi justamente criado para chamar a atenção dos londrinenses, dado o impresssionante avanço da poluição visual na cidade. Será ótimo que os senhores vereadores tomem conhecimento e proponham uma nova legislação para a comunicação exterior.
Abraço,
Julio
Julio, eu tenho uma empresa de outdoor e não suporto mais ver tanta poluição visual causada pelo meio, já retirei 35 quadros depois que vi seu blog.
Agora sou visto como inimigo dos concorrentes porque pedi a eles que também retirassem alguns.
Hoje tenho apenas 10 quadros, melhores distribuídos e sem agredir tanto a população.
Sou totalmente a favor da diminuição em massa deste tipo de mídia.
Em Londrina ainda existem péssimos profissionais que preferem à quantidade que a qualidade.
Interessante!! Acho que nosso ilustríssimo Sr. Carlos esqueceu de dizer que ele vendeu a empresa dele, que constava com 50 painéis e depois algum tempo conseguiu montar somente 10 painéis.
Já que ele é tão a favor da despoluição visual porque montou mais painéis?? Isto está meio contraditório...
Maria Angélica - Cambé - Pr
Postar um comentário