23.10.09

Males da Poluição Visual

Há que se dar ênfase ao combate à poluição visual, uma das grandes responsáveis pelo stress que afeta aos cidadãos.
Mas afinal, quais são os males causados pela poluição visual?
Viver em cidades pode ser muito estressante. Compromissos e horários para serem cumpridos, além do trânsito e das distâncias a serem percorridas para se locomover. As pessoas têm cada vez menos tempo para o lazer, muitas vezes deixado de lado, não por opção, mas por necessidade.
Nos nossos trajetos, temos de procurar o semáforo ou a placa de trânsito que estão embaralhados entre centenas de painéis, luminosos, outdoors e informações que demandam certo tempo para serem processadas em nossa mente e nem sempre são captadas. Juntemos ainda as imagens dos cartazes, dos postes inundados de faixas e cartazetes, a sujeira nas ruas.... mesmo contra nossa vontade é muito fácil ficarmos confusos, nervosos e desatentos, abrindo o caminho para o stress. Há ainda que se considerar que existem pessoas mais suscetíveis à poluição visual do que outras.
Segundo os especialistas, o stress pode nos deixar fisicamente mais vulneráveis, causar dores de cabeça, cansaço constante e, em alguns casos, até baixar nossa resistência física, abrindo caminho para doenças que afetem o corpo.
Dessa forma, torna-se fácil entender porque foi implantado o programa Cidade Limpa em São Paulo, impedindo que a poluição visual continuasse a se alastrar pela cidade e resgatando a paisagem natural que há tempos praticamente extinguira-se na cidade.

Imagem: activerelease.ca

Um comentário:

maria auxiliadora franzoni disse...

É duro ter que demonstrar o óbvio:o espaço público é de todos,portanto não deve ser de ninguém em particular.Calçadas são para andar sobre elas,muros são para murar e devem ser pintados de cores neutras e discretas,e por fim,a paisagem é para ser olhada,admirada,e não 'escondida' sob essa infinidade de propagandas.Basta olhar qualquer cidade civilizada do mundo e seguir o exemplo.(Mariauxfranzoni)