19.10.09

Perigo: desabamento de estruturas


Flagrantes do desabamento de estruturas de outdoors ocorridos em 18/10/2009. "- Foi muita chuva e ventos", dirão os responsáveis. Mas a verdade é que os londrinenses estão à mercê da competência ou incompetência das empresas de outdoor, que deveriam prever estruturas fortes, à prova de quedas e se preocupar com a vida dos transeuntes que podem ser atingidos a qualquer momento. Vendo essas fotos, você confia nestas estruturas?

2 comentários:

Romerson Faco - Sepex-PR disse...

Estive em Londrina apos a calamidade que se instalou nos quatro cantos da Cidade.
Ate o predio da Camara Municipal foi interditado devido ao ocorrido.
Se pegar por base o que vc registrou e o que eu vi pela cidade, teremos de cortar todas as arvores do municipio pois muitas delas cairam em cima de casas e carros.
Utilizar este momento de dor e prejuizos a cidade para culpar as empresas e....

Julio E. Bahr disse...

Vamos deixar claro: um erro não justifica outros. Se a prefeitura deixa de cumprir seu dever de vistoriar o estado da árvores nas ruas; se a prefeitura não tem equipes para desobstruir bueiros e bocas de lobo; se a prefeitura permite que se construam casas em áreas de risco (e tudo isso tudo não ocorre só em Londrina); se a Copel não mantém uma sistemática de poda das árvores; se algumas casas e edificações são contruídas fora dos padrões mínimos de segurança... mesmo assim a queda de outdoors não se justifica. Hoje há mapas climáticos à disposição dos engenheiros, mostrando a força dos ventos em cada região. Existem planilhas de cálculos prontas para montagem de fundações e de telhados resistentes a ventanias e tormentas.
É por isso que uma das emendas substitutivas em votação na Câmara dos Vereadores de Londrina exige um responsável técnico, para exatamente se responsabilizar pela segurança das estruturas, do entorno e das pessoas.
Quando se olham as estruturas dos outdoors de Londrina, que além de tudo são muito feias, vem à cabeça a palavra "historicamente".
"Historicamente sempre foi assim".
"Historicamente nunca caiu nenhuma estrutura".
"Historicamente nunca ventou tanto".
Os tempos mudam. O clima muda. As exigências devem mudar!