16.10.09

Agressão aos londrinenses

Impressionante: basta trafegar pelas principais avenidas de Londrina para se constatar o indiscriminado e geométrico avanço da poluição visual provocada pelas empresas de outdoor, que são as locadoras comerciais do espaço urbano.

Estranha-se esse avanço, que ocorre exatamente no momento em que o prefeito Barbosa Neto aguarda sua proposta de “Cidade Limpa” ser votada na Câmara dos Vereadores.

Para um bom entendedor, a proposta do prefeito reflete a saturação dos londrinenses, que já não aguentam mais a feiúra, poluição e o mal-estar provocados pelos incontáveis outdoors, front-lights, painéis, faixas, cartazes, banners, luminosos e outras invencionices espalhadas por todos os cantos da cidade. Para um bom entendedor, as empresas de outdoor estão partindo para uma confrontação, não só ao prefeito, mas a toda população.

Em entrevista publicada em junho último no Jornal da ACIL - Associação Comercial e Industrial de Londrina -, a presidente da APP (Associação dos Profissionais de Propaganda de Londrina), Cláudia Romariz, mostrou-se “preocupada” com o possível desemprego dos funcionários do setor de publicidade exterior. Entretanto, neste momento em que a cidade vem sendo agredida, loteada, poluída e enfeada pela exacerbada poluição visual, ela não se manifesta, nem tampouco mostra um único pinguinho de preocupação em relação aos moradores de Londrina.

As fotos que venho publicando no blog são apenas uma ínfima amostra da agressão que as empresas de outdoor vêm causando à cidade. Há necessidade, sim, de se normatizar a publicidade exterior, não só dos outdoors, mas também das fachadas de lojas e empresas comerciais. E volto a repetir: a prefeitura nem precisaria submeter um projeto de lei à Câmara, pois o próprio Código de Posturas do Município já autoriza toda e qualquer ação para regulamentação, fiscalização, localização, eliminação e formatação da publicidade exterior. Bastaria cancelar ou nem conceder as licenças para sua instalação e o projeto “Cidade Limpa” estaria rapidamente implantado.

Um comentário:

maria auxiliadora franzoni disse...

Júlio,acho que essa poluição visual em Londrina não é somente um desrespeito à lei.É também um desrespeito à beleza,à ordem,harmonia e ao bom senso.Um desrespeito à vida,já que leva a acidentes. Um desrespeito ao cidadão.Parabéns pelo seu trabalho de profissional sério e capaz e de cidadão cuidadoso e amoroso pela nossa cidade!