24.10.09

Outdoors, espaço urbano e ética

Na audiência pública realizada em 21 de outubro promovida pela Câmara Municipal de Londrina, tive a oportunidade de perguntar ao presidente do Sindicato das Empresas de Publicidade Exterior do Paraná, Romerson Faco, do por quê as empresas de outdoor de Londrina terem infestado a cidade, causando uma poluição visual desenfreada, mesmo após tantas cartas de leitores publicadas pelos jornais, reportagens em todos os veículos de comunicação e reclamos da sociedade.
O presidente do Sindicato culpou as administrações anteriores por jamais terem regularizado o setor na cidade de Londrina, deixando aberta a possibilidade infinita de montar outdoors, painéis, luminosos e outras peças de comunicação visual sem o mínimo controle.
Pensei bastante a respeito da resposta de Romerson Faco. E chego à conclusão de que na verdade o que acontece em Londrina é uma absoluta falta de ética das empresas de outdoor, que não respeitam o espaço urbano, não respeitam os anseios da população e ultrapassam todos os limites do bom senso, pensando apenas nos seus faturamentos, nos seus ganhos.
Ética, respeito e cidadania não precisam de leis nem de regulamentações. São fatores intrínsecos a cada um de nós, cidadãos, independentemente das nossas atividades profissionais, sejamos publicitários (minha área de atuação), médicos, engenheiros, administradores, professores, políticos, etc.
Há regras básicas para vivermos em sociedade: o direito de um termina onde começa o direito de outrem. O espaço público pertence a todos nós – e somos responsáveis por mantê-lo íntegro. Somos os guardiões do nosso entorno.
A posição das empresas de outdoor, representadas por Romerson Faco é o lamentável reflexo de um grupo social eivado de pensamentos tortos, egocêntricos e absolutamente antipedagógicos. Sinal dos tempos.
O que Romerson Faco e os outros responsáveis pela poluição visual de Londrina responderão aos filhos quando o tema for abordado em suas salas de aula? “- Sim, filhinho, com muito orgulho, papai é um dos responsáveis por esse caos urbano”!?

7 comentários:

Daniel Martinon disse...

Sabe, isso é exatamente assim. O que sempre acontece com estes "dirigentes" de entidades, é que nenhum deles têm coragem de assumir absolutamente nada do que acontece de errado. Pois, qual é o problema de se assumir o erros e tentar organizar as pessoas e idéias para encontrar as soluções? Pra onde vai aquela característica moralizante que se instala na época das eleições das citadas entidades? Por que, quero saber, esses covardes simplesmente não dizem: A CULPA É MINHA E VOU TRABALHAR PARA MUDAR ISTO!
Falta moral,coragem ou ter o que fazer.

Romerson Faco - Sepex-PR disse...

O CONSULTOR LEGISLATIVO do Meio Ambiente, Urbanismo e Arquitetura da Camara Federal Sr. Jose de Sena Pereira Jr. observa " Poluicao Visual" :

1 - Nao Prejudica a saude e o bem estar da populacao.
2 - Nao cria condicoes adversas as atividades sociais e economicas, ao contrario podem construir atividades economicas
3 - Nao prejudica a flora e a fauna
4 - Nao afeta as condicoes SANITARIAS do meio Ambiente
5 - Nao lanca materiais ou energia (poluentes) em desacordo com os padroes ambientais estabelecidos.

Nossa entidade busca trabalhar para organizar o setor, e estamos trabalhando e propondo exatamente isso a cidade de Londrina, como estamos fazendo em diversas cidades do Parana e do Brasil.
Apenas que a solucao encontrada para uma Cidade como Sao Paulo, era especifica para ela. Tanto que nenhuma outra cidade do Brasil adotou este modelo, e sim o da regulamentacao e fiscalizacao e porque Londrina tbm nao pode?
Como tambem nao concordamos com o NAO RECONHECIMENTO da profissao de Jornalista por entender que o profissional que estudou e se graduou merece respeito.
Como publicitario voce deveria saber que todos os grandes e medios centros mundiais tem na atividade de midia exterior um convivio com a sociedade muito relevante e importante.
Qual o interesse para retirada de toda a publicidade ao ar livre em Londrina?
Como foi possivel legislar em Porto Alegre, Florianopolis, Curitiba, Virotia, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Mariga, Campinas entre outros centros?

Julio E. Bahr disse...

Prezado Romerson Faco,
Respeito suas opiniões e saúdo a democracia - tanto que seu comentário aqui foi publicado na íntegra.
Sobre o parecer do Consultor Legislativo do Meio Ambiente, há opiniões bem contraditórias. O enfoque sobre os males da poluição visual, que está inserido abaixo no blog, é um dos enfoques contrários ao parecer.
Mas o ponto central deste artigo comentado por V.Sa. não foi respondido: por quê as empresas de outdoor inundaram Londrina com a poluição visual tão demonstrada neste blog, fotografada, documentada, sem ligarem a mínima para a população?

maria auxiliadora franzoni disse...

Eu acho que Londrina(e nós,os moradores)ficamos,sim,muito prejudicados com essa 'lambança' de cartazes,faixas,out-doors,muros pixados e etc.Nenhuma cidade civilizada do mundo apresenta-se assim.Ninguém deveria de ser obrigado a olhar para isso,em detrimento do prazer que é o de olhar a natureza,a ordem,o asseio e,sobretudo,a observância às leis,como,por exemplo,ao Código de Postura de Londrina.(Maria A.Franzoni)

Daniel Martinon disse...

Percebe-se que Romerson Facco está desatualizado sobre o assunto. Fraqueja diante da verdade de que Londrina está hiper poluída visualmente. Daí , primeiro, desvia a responsabilidade para outra pessoa, segundo, escreve de forma difusa e desorientada do tema, e terceiro, não assume que existem exageros. Falta pudor, profissionalismo, noção de sociedade e respeito por parte dessa gente para com a população londrinense. Infelizmente, estamos nas mãos desses desesperados.

Sepex_PR Romerson Faco disse...

Senhores (as)
Falei varias vezes na Camara ja que com a Prefeitura nao foi possivel, e o Secretario Municipal de Urbanismo de Curitiba falou tambem na Camara Municipal que Londrina esta exageradamente poluida.
Mas tambem os problemas de Londrina tem solucao sem necessidade de se utilizar de uma ferramenta de extincao de uma atividade.
Como cidades do porte de Porto Alegre, Salvador, Curitiba, Vitoria, Goiania conseguiram meios para coibir os abusos efetuados por todos ( Empresas de midia exterior, Lojistas, construtoras, imobiliaria, etc)
Se o poder publico em Londrina e sua comunidade nao consegue focar no problema diminuindo drasticamente os exageros, mas mantendo um veiculo importante, o que ela tera de fazer com os outros problemas cronicos que uma cidade do porte sofre. Acabar com tudo? Esta nao e a saida, a pintura em muros e fachadas por exemplo na atualidade eh um retrocesso no equilibrio da Paisagem Urbana. Outra coisa importante a se salientar, Londrina possui muitos terrenos sem construcao que sao mantidos limpo por empresas de midia exterior, quando elas sairem quem ira limpar o lixo e o mato que irao se aglomerar ao lado de suas casas e escritorios? A prefeitura seguramente nao ira faze-lo.
Existem pessoas Londrinenses que dependem direta ou indiretamente destes veiculos para sustentar suas familias, como ficam elas, devem se danar porque a Prefeitura nao consegue fazer uma lei e fiscalizar, como isso eh possivel em varias cidades do Brasil e do Mundo e em Londrina nao? esta eh a pergunta que vcs devem fazer.

Clóvis Barros disse...

Esse é meu primeiro comentário nesse blog...que na minha opinião é totalmente pretensioso e possui falta de imparcialidade.
Para começar, pude observar que em alguns comentários, é indagado o anonimato da pessoa (de forma implícita). Se a opção de anonimato esta disponível, então não se pode reclamar das regras que você mesmo coloca.
Vejo também que escreve que coloca os comentários na integra. Quando você diz isso, você usa um recurso argumentativo para digamos assim "ganhar um ponto" diante do leitor. Você não faz nada mais do que o seu dever diante de uma discussão honesta... Não é necessário elencá-los
A critica aos comentários que alguns indivíduos postam, são ridículas, estão de forma difusa e desorientada dos comentários que criticam. Mais um recurso argumentativo utilizado para desvalorizar os argumentos do “oponente”. Daime paciência e discutam seriamente o tema, e não fiquem brincando de - meu argumento é melhor do que o seu e não preciso provar -. Vale lembrar que sei que o dono do Blog não é responsável pelas postagens, mas essa critica é para os alguns comentadores e não para o dono do blog.
Agora quanto a postagem feita...
A ética possui varias interpretações, cabendo a você elencar qual interpretação você utilizou, pois se formos ver, existe a interpretação da ética relativa onde seus argumentos "caem por terra". Agora se você utilizar outra interpretação, por favor...diga por que a sua é melhor do que a minha (ética relativa).
Se formos colocar questões filosóficas em argumentos, então que desenvolva dignamente sua argumentação, pois se isso não ocorrer me leva a crer que apenas este interessado em induzir indivíduos. A maior parte das pessoas utiliza de argumentos filosóficos e sociológicos em suas argumentações, porem nem possuem o estudo suficiente para utilizá-los de maneira correta e justa para com o leitor.
Aproveitando esse post...digo para você que segundo especialistas, outdoors ajudam na memória e podem até mesmo curarem o câncer. Quando for divulgar alguma coisa, elenque de onde foram obtidos os dados, pois informações podem ser manipuladas e criadas por qualquer um. O que faz a minha afirmação ser menos verdadeira do que a sua??? Nada, as duas são logicamente possíveis.
Pretendo comentar no futuro, sobre outros problemas quanto ao seu blog...
Esta é uma critica construtiva para ajudar a melhorar o seu blog e para que informações “verdadeiras” (mais imparciais) seja passada para as pessoas, para que assim, elas possam tirar suas próprias conclusões.
Pretendo postar mais vezes falando de outros problemas de argumentação que o blog apresenta (de modo a melhorá-lo).
Parabenizo pela iniciativa.