20.3.08

Códigos e regulamentações de publicidade exterior

O blog Visual de Londrina está mostrando como outras cidades no Brasil e no mundo estão agindo em relação à regulamentação da publicidade exterior (outdoors, painéis, front-lights, pinturas, luminosos, tótens, etc.). Eis alguns dos códigos que abordamos:

- Projeto de Lei reordenando os elementos que compõem a paisagem urbana da cidade de São Paulo.

- Decreto com novas regras para publicidade externa na cidade de Curitiba.

- Código de Ética nas Filipinas,
além do

- Código de Postura do Município de Londrina.

Pergunta: e o que é que Londrina tem com isso?

As pessoas conscientes do prejuízo que a poluição visual causa à nossa qualidade de vida e ao meio ambiente sabem que é absolutamente necessário disciplinar e regulamentar a publicidade exterior, para evitar abusos e excessos por parte de anunciantes, agências de propaganda e empresas de comunicação visual exterior.

Londrina está nos passando a idéia de que a cidade está inteiramente na mãos dos “colocadores de painéis” e abandonada pelos órgãos competentes, no caso a fiscalização da Prefeitura. Se o Código de Postura do nosso Município estabelece regras, dimensões e determinações para a propaganda exterior, este não está sendo obedecido.

Assim, cabe aos cidadãos obrigar os seus representantes e o Executivo a regulamentar e fazer cumprir o Código, a Lei e os anseios dos cidadãos.

Essa é a finalidade deste nosso blog.

Julio Ernesto Bahr

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