16.3.08

Do Jardim do Eden aos outdoors de Londrina

D’us criou o mundo e de lambuja, o Jardim do Éden.
D’us criou também uma pá de locais naturais maravilhosos, que nós, suas crias, costumamos visitar, geralmente nas férias, para impregnar-nos, deslumbrados, das suas belezas.
Tentando imitar a Sua obra, fomos criando cidades em locais aprazíveis, fundos de vale, sopés ou altos de montanhas, descampados, junto a rios, à beira-mar e em tantos outros locais onde Ele nos contemplou com a Sua generosidade.
Os reis e governantes das cidades continuaram a obra, criando espaços bonitos e cada vez mais agradáveis, para o gosto dos seus súditos e cidadãos. Londrina não fugiu à regra. Desde sua fundação há setenta anos, os governantes foram criando uma cidade diferenciada, que veio se modernizando rapidamente, valorizando os espaços, o verde e o meio ambiente.
Entretanto, existem empresas estabelecidas em Londrina, especializadas em publicidade exterior que aparentemente não dão (serão todas elas?) importância ao meio ambiente em que vivemos e cercam a cidade com uma "rede de painéis" (os chamados outdoors) sem nenhum critério, sem nenhuma estética, prejudicando a cada dia a qualidade de vida da população.
O ser humano gosta de estética. Que não é algo muito complicado nem recente. É um conceito que existe desde a velha Grécia. E faz muito bem a todos nós.
(Texto alterado em 24/03/08)

Nenhum comentário: