12.3.08
Editorial do Jornal de Londrina em 11/03/08
Poluição Visual
Quando o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), apresentou o projeto Cidade Limpa, ainda em 2006, para diminuir a poluição visual da capital paulista, muita gente achou a proposta impraticável para uma metrópole de 15 milhões de habitantes. Afinal, como seria possível a Prefeitura estar em todos os lugares ao mesmo tempo para fiscalizar, remover painéis externos e punir os infratores?
Apesar da forte resistência, sobretudo das empresas de outdoor, e de um caminhão de ações na Justiça, o projeto saiu do papel e foi para as ruas, em janeiro de 2007, mudando a cara da capital paulista – para melhor. Além de virar referência para outras cidades do Brasil e do exterior.
Menos para Londrina. Reportagem publicada domingo pelo JL mostra que a poluição visual cresce na cidade, sem que nada seja feito para conter o avanço. Pelo contrário: a taxa municipal para instalação de outdoor caiu no último ano, favorecendo a instalação dos painéis. “É uma agressão que não há como mensurar. O consumo e o comércio acabam sendo mais importantes do que o visual da cidade”, reclamou o publicitário Júlio Bahr.
Espera-se, no entanto, que do Município ou mesmo da Comissão de Meio Ambiente da Câmara saia uma regulamentação que coíba os excessos e privilegie a cidade. De preferência, uma lei corajosa, como a de São Paulo, sem concessões e sem medo de desagradar alguns setores interessados.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário